segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Chapadinha sedia nos dias 15 a 17 de agosto, oficina Interlegis de revisão de Marcos Jurídicos.

por Débora Silva Barroso Pais — publicado 14/08/2017.

Suporte para atualização dos textos é dado gratuitamente pelo Programa Interlegis.
De 15 a 17 de agosto, a Câmara de Chapadinha (MA) irá sediar a Oficina Interlegis de Marcos Jurídicos promovida pelo Interlegis – Programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.  O treinamento será realizado pelos servidores do Senado, Tairone Messias Rosa e Rafael Inácio de Fraia e Souza.
Os chamados Marcos Jurídicos são documentos importantes que regem o funcionamento das câmaras e a organização dos municípios. A grande maioria, de acordo com vários levantamentos feitos, inclusive pelo próprio Interlegis, está desatualizada e, muitas vezes, em desacordo com outras leis e até com a Constituição Federal.
A programação compreende uma palestra sobre a importância do Regimento Interno e da LOM e orientações a respeito de organização do município; políticas públicas municipais; competências e funções do vereador entre outros tópicos. O curso terá duração de 24 horas-aula.
Durante a oficina, o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do município de Chapadinha servirão de base para que os especialistas discutam a importância da atualização desses textos, dentro de parâmetros constitucionais e atentos às necessidades locais. Mais de 50 pessoas de municípios vizinhos já fizeram sua inscrição.
Tanto o Regimento Interno da Câmara quanto a Lei Orgânica de Chapadinha são da década de 90, evidenciando a necessidade das casas olharem com atenção para esse aspecto jurídico que impacta todo do trabalho legislativo e do suporte para sanar estas dificuldades, oferecido gratuitamente pelo Interlegis.
O evento de Chapadinha tem o apoio do senador do estado, Roberto Rocha (PSB-MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário