segunda-feira, 1 de maio de 2017

Viana/MA. Atacados por pistoleiros numa emboscada, vários índios gamelas foram baleados e golpeados com arma branca, tiveram braços e mãos decepados a fação.

Segundo informações de terceiros, desde as primeiras horas desta segunda-feira, cinco índios gamelas estão recebendo atendimento médico no Socorrão 2 na Cidade Operária, em São Luís.

Dos cinco indígenas feridos em estado grave. 

Um deles levou dois tiros, uma bala está alojada na coluna e a outra na costela, ele teve também as mãos decepadas e joelhos cortados. 

Um segundo indígena, irmão do primeiro, levou um tiro no peito.  

Um terceiro índio também teve os dois braços separados do corpo a golpes de fação. 

Um quarto índio recebeu um tiro na cabeça, e 
o quinto índio recebeu tiros no rosto e no ombro. 

Este ultimo está aguardando o resultado da tomografia; dois indígenas já  foram operados e continuam internados. 

Importante destacarmos, mas esta barbárie é mais uma daquelas tragédias anunciadas. O processo de retomada das terras pelos Gamelas iniciou de forma mais enfática há pelo menos dois anos. E o Estado em todas as suas esferas se manteve OMISSO. Se não houver uma reação contundente, haverá um genocídio naquela região.

Neste momento as entidades e pessoas mais estreitamente ligadas aos movimentos indígenas e as demais lutas por terra, estão trabalhando no sentido de prestar apoio in loco para os que estão em VIANA e aos que estão hospitalizados. A situação é gravíssima!!!

Segundo informações que chegam o aldeamento Itaquaritiuaiua é um aldeamento que fica às margens da Rodovia MA 014 e neste momento é o lugar mais vulnerável.

A Funai está na fase de identificação do território. A morosidade dela em fazer o seu trabalho tem  a ver com toda essa pressão da bancada do boi, dá bala, da Bíblia e dos Bancos. Responsabilizar o Estado pela morosidade. De toda forma, isso não justifica incitar numa rádio, uma população inteira contra os indígenas. Eles estão aprendendo com os ruralistas do Mato Grosso do Sul.

Ante, esta grave situação o Cimi Maranhão e entidades de apoio convocam representantes de entidades, organizações e movimentos sociais para uma Audiência Pública sobre o ataque ao Povo Gamela ocorrido ontem em Viana. A audiência será amanhã, terça-feira, 02 de maio, na sede da OAB, às 9h da manhã.

Matéria construída com dados repassados pelo whats app.

Observação: Fica aberto o espaço para o contraditório de todos os citados nesta matéria.

ATUALIZAÇÃO:   

Nota oficial - O Ministério da Justiça e Segurança Pública está averiguando o conflito agrário no povoado de Bahias, no Maranhão.

Brasília, 1/5/17 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública está averiguando o conflito agrário no povoado de Bahias, no Maranhão.  Por determinação do ministro Osmar Serraglio, a Polícia Federal já enviou uma equipe para o local para evitar mais conflitos e ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública que, por sua vez, já instaurou inquérito para investigar o caso. http://www.justica.gov.br/ noticias/nota-oficial.2/view


Leia mais: Maranhão. Índios Gamelas são atacados por pistoleiros a tiros e facãozadas em Viana. https://maranauta.blogspot.com.br/2017/05/maranhao-indios-gamelas-sao-atacados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário