domingo, 27 de março de 2016

Mudança de regime no Brasil? Os protestos financiados por fundações norte-americanas.

Catherine Osborn, Global Research , 19 de março de 2016P1014146Em cada crise política no Brasil, hoje é o ex-presidente Lula que lutam para conseguir um lugar no governo da presidente Dilma Rousseff, é um grupo familiar de jogadores que não são nem investigadores políticas ou anti-corrupção. 

Eles são jovens manifestantes de direita, e pode ser uma força subversiva no caso de o Congresso do Brasil votar para colocar a atual presidente a julgamento. O estudante de engenharia Pedro Souto dirigiu o caminhão com alto-falantes, vestindo uma bandeira brasileira como uma capa Superman, durante os protestos do Rio. Mais de 200.000 pessoas disseram que ele era o organizador. 

O caminhão tinha uma bandeira Movimento Brasil Livre, um dos principais grupos que organizou os protestos de 13 de março e que continua a invocar o acirramento do quado, a cada novidade no drama político do Brasil (que agora têm a cada dia). 

O Movimento Brasil Livre foi fundado por estudantes e membros de outros grupos que estão se espalhando rapidamente no país: "Estudantes Pela Liberdade", e liberdade no sentido libertário: redução dos gastos públicos, privatização de empresas estatais, e menos regulação. 

Tais políticas estão longe de ser adotado no Brasil hoje. Como muitos países da América Latina, o Brasil é um estado de bem-estar com cuidados de saúde universal e muitas empresas de propriedade do governo. Mas nas últimas décadas, o think tank pró-mercado e anti-regulação estão avançando na região. 

O economista Bernardo Santoro faz parte desse movimento no Brasil. Recorda ter participado de um evento no Estado do Rio de Janeiro em 2012, organizado em parte pela Rede Atlas. Os participantes falaram do futuro do libertarianismo no Brasil, debater "ideias sobre a forma como o movimento no Brasil iria crescer, e Estudantes Pela Liberdade Brasil foi uma dessas idéias". 

Rede Atlas e os Estudantes pela Liberdade são baseados nos EUA e tem recebido dezenas de milhares de dólares em financiamento ao longo dos últimos cinco anos, de fundações norte-americanas, como a Fundação John Templeton e Charles Koch Foundation , grupo bilionário conhecido para apoiar as causas da extrema-direita.

Detalhes sobre John Templeton Foundation :
Screen-Shot-2016/03/19 at-08.40.11-1024x864O ramo no Brasil estudantes para a Liberdade foi financiado por doadores dos EUA, mas hoje o grupo é financiado em grande parte no Brasil, de acordo com o diretor Juliano Torres. E é grande, com mais de mil membros.

Agora, cerca de metade dos membros dos Estudantes pela Liberdade no Mundo, que recebem materiais sobre como planejar eventos, arrecadar fundos e falar em público, é brasileiro. Um punhado tem viajado para os Estados Unidos para treinamento, e muitos discutem a política econômica tendo como referências o Instituto Catho e o senador Rand Paul.

Torres disse que o movimento libertário tem crescido tanto no Brasil porque " nós tiramos proveito da impopularidade do presidente e do Partido dos Trabalhadores ". 

Em 2014, a economia brasileira desacelerou e começou a encolher dramaticamente e jornais acusou o Partido dos Trabalhadores de envolvimento em corrupção da Petrobras . "Estudantes pela Liberdade não é uma organização política ", diz Torres, " mas incentiva nossos membros politicamente ativos ." Em 2014, os membros da Students for Freedom fundada Brasil Livre Circulação e ajudou a fundar o movimento Vem Pra Rua para protestar contra Rousseff. 

Dilma Rousseff não é afetada por investigações anti-corrupção da Petrobras, mas de março 2015 o Brasil Livre Circulação procura impor uma pressão para impitimar Dilma a colocar um presidente pró-liberal. Em dezembro, o presidente da Câmara Eduardo Cunha, do PMDB, ele estava avançando o impeachment para o uso ilegal de dinheiro no orçamento de 2014. 

Estudantes Pela Liberdade orgulhosamente apresentam os protestos anti-governamentais no Brasil em número de sua revista para o final de 2015". De que está acontecendo no Brasil agora queremos saber e queremos entender como adotar as melhores práticas em outros lugares ", diz o coordenador de Estudantes pela Liberdade Sam Teixeira. 

Teixeira disse que em situações políticas em que o governo é impopular, é mais fácil para apoiar a abertura dos mercados como uma solução.Finalmente, "Teixeira disse," nós queremos ver as pessoas se tornam bem, feliz e próspero. Para viver a vida que eles querem e de forma autônoma. Estas são coisas que não existem no Brasil e em muitas partes do mundo.

Esperamos e acreditamos que a filosofia libertária pode trazer prosperidade e felicidade para o mundo ". O cientista político Celso Barros, colunista do jornal Folha de São Paulo, diz que " a maioria dos brasileiros nunca votaria políticas libertárias. Tudo que você tem a fazer é caminhar para a favela mais próxima para encontrar alguém que lhe diz que estamos muito longe da meritocracia no Brasil ". Barros diz que algumas reformas econômicas são necessários para facilitar os negócios no Brasil. 

Mas ele acrescenta que a crescente probabilidade de que a presidente Dilma Rousseff não termina o mandato, com o impeachment ou julgamento sobre as finanças de sua campanha de 2014, significa que a curto prazo os brasileiros provavelmente vão sofrer as mais duras políticas econômicas de aceitar um processo normal eleição. O PMDB assumiria a presidência do Brasil no caso de impeachment, um partido que, de acordo com Barros, " é bem conhecido por ineficiência e por ser corrupto ." 

O PMDB tem silenciosamente lançado sua plataforma econômica mais à direita de sua história. Sobre mudanças concretas, provavelmente, vai ", o direito teria menos regulamentação do trabalho ", diz Barros. " Os sindicatos ficarão menos poderosos ." Bernardo Santoro disse que, independentemente de quem vai assumir a Presidência seguinte, o Movimento Brasil Livre continuará a apoiar a redução do peso do governo. 

Barros, o que é mais preocupante como um precedente para a futura estabilidade do Brasil, é de que Dilma é acusada pelo o que ele descreve como "acusações fracas". E ele vê um eco de líderes políticos dos EUA de o grupo de jovens que orienta o pedido de impeachment: " Esses caras claramente inspirado no Tea Party e a recente radicalização do Partido Republicano ." Barros diz que o futuro do Brasil é desconhecido.
84092c15-a1bb-43e6-ab0b-3f722e60fd2fTradução por Alessandro Lattanzi.

Link: http://conscienciah.blogspot.com.br/2016/03/mudanca-de-regime-no-brasil-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário