sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Reunião de Viena é bem sucedida e países chegam a acordo sobre a Síria.

O encontro entre os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Irã, China, Arábia Saudita, Turquia, Egito, Qatar, Líbano e França, além de ONU e U.E. para discutir uma solução para a crise síria, em Viena, teve duração de sete horas. 

Os ministros das Relações Exteriores que participam nas conversações sobre a Síria em Viena nesta sexta-feira elaboraram um documento para resolver a crise na Síria. 

A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Segundo ele, as conversações devem ser retomadas em duas semanas no mesmo formato.

Confira todos os itens do documento:
1. A unidade da Síria, sua independência, integridade territorial e caráter secular são fundamentais.
2. Instituições estatais continuarão intactas.
3. Os direitos de todos os sírios, independentemente de etnia ou religião, devem ser protegidos.
4. É imperativo acelerar todos esforços diplomáticos para terminar a guerra.
5. Acesso humanitário será garantido em todo território da Síria, e os participantes aumentarão apoio a pessoas desalojadas internamente, refugiados e seus países anfitriões.
6. O Estado Islâmico e outros grupos terroristas, como designados pelo Conselho de Segurança da ONU, como acordado por todos participantes, devem ser derrotados.
7. No que diz respeito à Conferência de Genebra de 2012 e à Resolução do Conselho de Segurança da ONU 2118, os participantes convidadaram a ONU a reunir representantes do governo da Síria e da oposição síria para um processo político que leve a uma governança com credibilidade, inclusiva e não-sectária, seguida por uma nova constituição e eleições. Essas eleições devem ser realizadas sob supervisão da ONU a contento da governança e sob os padrões mais altos de transparência, livres e justas, com todos os sírios, inclusive no estrangeiro, elegíveis a participar. 
8. Este processo político será liderado pela Síria e de propriedade da Síria, e o povo sírio decidirá o futuro da Síria.
9. Os participantes, junto com a ONU, explorarão modalidades de — e a implementação de — um cessar-fogo em todo território nacional a ser iniciado em uma data certa e em paralelo com este processo político renovado.
Reprodução do documento oficial da reunião de Viena sobre a Síria
Reprodução do documento oficial do encontro multilateral de Viena sobre a crise síria
Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry classificou como “muito construtiva” a reunião multilateral para a crise síria em Viena.  "Muito, muito construtiva", disse Kerry respondendo a um repórter ao deixar a sala de negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário