terça-feira, 28 de abril de 2015

Maranhão - Foi assassinado o indígena Eusébio Ka'apor, uma liderança indígena KA´APOR. O Crime aconteceu no Município de Centro do Guilherme.



No dia 26 de abril de 2015, no fim da tarde, foi assassinado o indígena Eusébio Ka'apor (Liderança Ka’apor), e segundo informações dos indígenas, esse covarde assassinato foi cometido por madeireiros da região, que praticam crimes ambientais nas terras indígenas da região, e em especial na Terra Indígena Alto Turiaçu. 


Nos últimos 12 meses as Lideranças Ka'apor vinham solicitando reiteradamente aos órgãos competentes (Governos Estadual e Federal, além do MPE-MA e MPF-MA) que tomassem providências enérgicas para coibir os crimes de desmatamentos ilegais cometidos na região da terra indígena Alto Turiaçu, onde vivem os Ka'apor e Awá-Guajá.

Os Ka'apor já cobraram providências junto ao Governador do Maranhão Flávio Dino, em reunião realizada em janeiro de 2015, em reunião de trabalho no município de Santa Inês - MA, mas nada foi feito. A Funai-MA simplesmente não aparece faz tempo na TI Alto Turiaçu. 

A omissão dos órgãos responsáveis é uma vergonha. E toda essa omissão, ou seria conivência(?) dos órgãos públicos vem contribuindo fortemente para o aumento das violações aos direitos humanos contra os indígenas Ka’apor.

Fonte: Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas-FETCSPP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário