domingo, 26 de janeiro de 2014

Cultura Viva - I Teia Estadual da Cultura Termina neste Domingo.

25 de janeiro, 2014 - 10h10

Encerra, neste domingo (26), o encontro I Teia da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Maranhão, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). 

A solenidade acontece, a partir das 9h, no Grand São Luiz Hotel, na Avenida Dom Pedro II, 299, Centro, com encaminhamentos de propostas, eleições de delegados e entrega de certificados aos participantes.

A Teia-Maranhão é uma preparação estadual para a Teia Nacional, que acontecerá, em abril, na cidade de Natal (RN), onde estarão reunidas lideranças e produções dos Pontos de Cultura, dos grupos, segmentos e fazedores da cultura brasileira. Nesse encontro nacional a proposta da Teia é fortalecer a Rede Cultura Viva e do Programa Cultura Viva, além de ser um espaço para integração, reflexão, capacitação e difusão e, a promoção e proteção da Diversidade das Expressões Culturais, destaca Olga Simão, secretária de Cultura.

Lançado pelo Governo Federal, em 2007, o Programa Mais Cultura, hoje Cultura Viva, marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na agenda social-política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social, destaca Francisco Barros.

No Maranhão, via convênio com a Secretaria de Estado de Cultura assinado em 2007, com recursos repassados em julho de 2009, foi então dado encaminhamento aos processos com as entidades selecionadas pelo Edital 001 – Ponto de Cultura – MA. O Governo do Maranhão firmou convênios com associações da sociedade civil que fortaleceram a cultura popular do Estado, uma vez que grande parte dos proponentes desenvolve trabalho voltado para a cultura e o folclore local.

No total, hoje no Maranhão somam 30 Pontos de Cultura, localizados nos municípios de São Luís, Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar. Outros 30 estão distribuídos por vários municípios maranhenses localizados nos Territórios da Cidadania.  Durante o período de 2010 a 2013 foram repassados recursos para o funcionamento dos Pontos de Cultura cujas prestações de contas foram devidamente aprovadas pelo Setor de Convênios e Contratos da Secma e estão em execução de suas atividades.


Programação

Domingo (26)

9h– Encaminhamentos para eleição dos Delegados que representarão a Rede na Teia Nacional

9h30 – Fechamento das Propostas da Teia Estadual do Maranhão

10h30 – Eleição dos Delegados

11h30– Encerramento e entrega dos certificados de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário