quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Curso de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura do Maranhão tem início na Biblioteca Benedito Leite em São Luís.

Cerimônia de Abertura - Dionílio, Cristina, Olga Simão, Francisco Barros e Raimundo Diniz.
Ocorreu hoje, dia 29, pela manhã, tendo inicio precisamente às 09:00 horas no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite à abertura do Curso do Programa de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura, e integrantes da Sociedade ligados ao segmento cultural.

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura Srª. Olga Simão, além de diversas lideranças dos pontos de cultural, conselheiros estadual de cultura, superintendente de casas culturais.

Vale registrar o apoio irrestrito de Rosinha que é a gestora da Biblioteca Benedito Leite e toda sua equipe que prestou um apoio imprescindível para o sucesso do referido evento. 

Ressaltamos que este curso está sendo ministrado em todo o Brasil pelo Pontão de Cultura "Comunidade Santo Antônio" – COMUNA S. A. 

Conheça um pouco mais sobre o COMUNS e seu trabalho:
O Referido Pontão de Cultura da COMUNA S.A. - é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Belo Horizonte/MG e atua, desde 1991, em projetos culturais e educacionais.  

Nestes 22 anos vem desenvolvendo e apoiando atividades de grupo comprometidas com uma filosofia de trabalho voltada para a ação cultural, educacional e política autônoma em favor da melhoria da qualidade de vida urbana, do desenvolvimento social e da garantia e ampliação dos direitos de cidadania.  

Em 2008, a COMUNA S.A. tornou-se Pontão de Cultura por meio de convênio com o Ministério da Cultura/Programa Cultura Viva da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), para realização do Programa de Formação em Gestão Cultura dos Pontos de Cultura.  

Dionílio representando o Conselho Estadual de Cultura saúda os Presentes
Este programa visa a realização de um processo de formação específica em gestão cultural, direcionado aos Pontos de Cultura conveniados pelo Ministério da Cultura/Programa Cultura Viva. 

Tal iniciativa contempla ações formativas presenciais e complementares de educação à distância (utilizando internet), possibilitando a formação colaborativa entre Pontos de Cultura, professores, monitores e parceiros, compartilhando experiências de maneira planejada.


O Programa de Formação em Gestão Cultural foi estruturado em conjunto com o Programa Cultura Viva, a partir dos seguintes eixos temáticos que norteiam a programação dos encontros presenciais e do processo formativo à distância:


  • Cooperação, articulação de redes e gestão compartilhada: A Rede de Pontos de Cultura.
  •  Planejamento, desenho e avaliação de programas e projetos.
  • Sustentabilidade das iniciativas culturais: fontes de composição de recursos e plano de sustentabilidade.
  • Gestão Organizacional: aspectos jurídicos, administração, contabilidade e prestação de contas 

Após os encontros presenciais, os alunos participarão do processo formativo utilizando plataforma de EAD (Ensino a Distância). 

Participantes do Curso.
Tal processo será composto de: 

a) curso à distância para aprofundamento dos temas abordados; 

b) Disponibilização do acervo de midiateca: textos, artigos, vídeos e documentos norteadores da ação cultural em transversalidade com outras áreas; 

c) oferecer um espaço virtual para troca de conhecimentos, discussão sobre temas específicos, motivação à participação dos Pontos para que continuem investindo na qualificação de seus membros e a utilizarem as demais ferramentas e veículos de comunicação e participação do Programa Cultura Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário