(novo bimotor leve para 14 passageiros. IPe-014) |
A
Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do
planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero
Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de
titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010
AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo
certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de
transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que
também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no
Brasil para homologar um projeto aerocomercial.
Este bimotor de asa alta, estará
propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp.,
os que permitem uma velocidade máxima de 340 km.
Horários e quase 310 de
cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.
Poderá ser configurado como cargueiro
com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste
sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois
milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas,
ambulância, etc.
Integrando diversas entidades
empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de
Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul
americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis
potencialidades regionais.
Atualmente está sendo homologado um
econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual
que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06
A.
(Javier Bonilla, correspondente do grupo Edefa no Río de Janeiro)
Feira de Santana - Bahia - pode ganhar fábrica de avião de médio porte (
correiofeirense.com.br).
correiofeirense.com.br).
Empresa do Paraná, IPÊ, novo bimotor leve para 14 pax IPe-014.
Uma empresa de capital 100% brasileiro analisa a possibilidade de se
instalar na Bahia. O município já teria sido escolhido e a perspectiva é
que o anúncio da instalação seja feito em breve pelo governo. O
investimento previsto é superior a R$ 120 milhões.
Feira de Santana pode ser a cidade escolhida pelo grupo, pois nos últimos meses, o Aeroporto João Durval Carneiro foi visitado por diretores do grupo e o local tem muita área para a instalação da fabrica.
A indústria, que já fabrica aviões para uso agrícola, treinamento militar e planadores, pretende produzir na Bahia aviões para transporte de passageiros, com capacidade para até 14 pessoas. A meta é suprir a demanda atual da aviação regional, que necessitaria de 3 mil aeronaves para atender 9 milhões de passageiros/ano.
Das 66 milhões de pessoas transportadas anualmente, apenas 2% utilizam a aviação regional, situação que o governo pretende mudar com a construção de aeroportos em diversas cidades do país com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento regional.
Feira de Santana pode ser a cidade escolhida pelo grupo, pois nos últimos meses, o Aeroporto João Durval Carneiro foi visitado por diretores do grupo e o local tem muita área para a instalação da fabrica.
A indústria, que já fabrica aviões para uso agrícola, treinamento militar e planadores, pretende produzir na Bahia aviões para transporte de passageiros, com capacidade para até 14 pessoas. A meta é suprir a demanda atual da aviação regional, que necessitaria de 3 mil aeronaves para atender 9 milhões de passageiros/ano.
Das 66 milhões de pessoas transportadas anualmente, apenas 2% utilizam a aviação regional, situação que o governo pretende mudar com a construção de aeroportos em diversas cidades do país com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento regional.
Aeronave IPE-014TR
Único bimotor bicombustível para 12 passageiros em material composto
- projeto 100% brasileiro
- projeto desenvolvido com características para suprir as necessidades brasileiras
- alternativa para situação atual dos aeroportos lotados
- excelente cobertura (melhor opção para até 500 km)
- menor tempo total de viagem (agilidade no embarque e desembarque)
- baixo custo de aquisição, operação e manutenção
- customização (carga, ambulância, anfíbio, executivo, de luxo, etc.)
- maior segurança (bimotor)
- contribui para o desenvolvimento de pequenas cidades (gera empregos locais)
- possibilidade de incentivos federais para o setor aéreo e de turismo (acesso fácil a novos destinos)
- técnicas de manutenção conhecidas e dominadas por todo o Brasil
Vi o resumo do projeto no site da empresa http://www.ipeaerona...ava/ipe014.html Lá fala em 09 passageiros e não em 14 (ou 12, como desenho postado pelo colega Diego Airways).
Achei incrível a distância necessária para decolagem: 415 metros.
Achei incrível a distância necessária para decolagem: 415 metros.
FONTE: http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5372:novo-bimotor-brasileiro-de-transporte-leve&catid=160:noticias-em-portugues&Itemid=497
Tomara que o projeto decole.
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