domingo, 28 de agosto de 2011

Emancipacao de Belém do Maranhão a luta de um assentamento.

Neste final de semana, acompanhei o Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro em duas visitas a companheiros do PT pelo interior do Estado, estivemos no Município de Santa Filomena, onde almoçamos na Casa do Presidente Municipal do Partido na companhia do Deputado Estadual Zé Carlos do PT e sua comitiva,  de lá nos dirigimos para o Assentamento Belém do Maranhão, que fica distante 70 Quilômetros já no município de Tuntum.

 
Ao chegarmos ao Assentamento Belém, acompanhados do Deputado Zé Carlos do PT e comitiva, fomos recepcionados pelo Josivan Sem Terra, companheiro valoroso e liderança do PT local, nos aguardava também o Prefeito de Tuntum Dr. Chico Cunha, a Primeira Dama de Tuntum, o Presidente da Câmara Municipal de Tuntum, além de diverss outras autoridades e lideranças locais, quando da abertura dos trabalhos chegou o companheiro Ney Jeferson Delegado do MDA no Maranhão.
Centenas de trabalhadores rurais aguardam no Ginásio Esportivo local pela Comitiva do PT e convidados, Josivan saudou aos presentes dizendo que o Governo Lula Dilma já investiram só no Assentamento Belém mais de 10.000.000,00 (dez Milhões de Reais), em créditos do Pronaf, na cessão de equipamentos e na capacitação dos produtores rurais do assentamento, mas agora o Assentamento tinha outros desafios e o maior e mais urgente era Belém do Maranhão, se emancipar e virar uma Cidade. 

Passando a palavra ao Prefeito de Tuntum Chico Cunha o mesmo no seu discurso disse ser favorável a emancipação de Belém do Maranhão, poisd assim como um pai ao crescer sai da casa de seus pais pra começar uma nova família, assim devia ser encarado o desejo dos assentados de Belém do Maranhão, que já tem toda a infraestrutra de uma pequena Cidade, podendo com sua emancipação desenvolver-se cada vez, sendo o Prefeito foi aplaudido de pé pelos presentes.

Monteiro fez um relato sobre o histórico da criação daquele assentamento e agradeceu aos mais 600 votos que ali teve na ultima eleição pra Deputado Federal. 
Ney Jeferson agradeceu ao convite pra conhecer o Assentamento e disse que a agricultura familiar e prioridade no Governo Dilma, assim como foi no Governo Lula e se colocou a disposição pra trabalhar pelo desenvolvimento de Belém do Maranhão. 

Coube a Henrique chefe de gabinete do Deputado Zé Carlos, saudar os Presentes e logo após o Deputado Zé Carlos, fez uma explanação sobre a tramitação do processo de emancipação de Belém do Maranhão na Assembléia Legislativa, dando aos presentes a garantia que até 2012, Belém  do Maranhão já estará emancipada. 
Abaixo mais fotos do Evento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário