terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Furo da BBC e a sinceridade do “mercado”

A entrevista de um operador de mercados, Alessio Rastani, na BBC, está causando furor no mundo. O cidadão teve uma crise de sinceridade e disse que sonha com uma recessão para ganhar mais dinheiro. 

“Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso”.

“Os governos não controlam o mundo. O (Banco) Goldman Sachs controla o mundo. O Goldman Sachs não liga para esse resgate, nem os grandes fundos.”

“Estou confiante que esse plano (de recuperação da Grécia) não vai funcionar, independentemente de quanto dinheiro (os governos) puserem. O euro vai desabar” “Em menos de 12 meses, ativos ( dinheiro, economias) de milhões de pessoas vão desaparecer”.

A entrevistadora da BBC agradeceu a sinceridade …

Rastani disse o que todo mundo sabe e ninguém tem coragem de dizer.

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Jornal Folha de São Paulo lança site para receber informações de fontes anônimas.

 A Folha lançou no ultimo domingo o programa Folhaleaks, um canal na Folha.com (folha.com/folhaleaks) para receber informações e documentos que possam merecer uma investigação jornalística. 

Trata-se de uma ferramenta que permitirá ao leitor enviar sugestões, informações e documentos inéditos capazes de gerar reportagens investigativas elaboradas pela equipe do jornal. 

O internauta poderá fazer isso de forma anônima --o jornal preservará o anonimato das fontes que não queiram se identificar, procedimento autorizado pela Constituição brasileira quando necessário para garantir o direito à informação. 

"O Folhaleaks foi criado para ampliar o acesso da sociedade a informações relevantes, estreitando ainda mais a relação dos leitores com a produção de reportagens de interesse público", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha

DOCUMENTOS
Poderão ser enviados para o portal textos e arquivos (vídeo, foto, áudio). As informações e documentos passarão por uma triagem. Não serão publicadas informações que não tenham sido checadas e confirmadas pela equipe de repórteres do jornal. 

Depois da seleção das sugestões e da identificação dos temas de maior relevância, os participantes poderão ser procurados pelos jornalistas para detalhar e aprofundar os dados, se manifestarem interesse em ser contatados posteriormente. 

O jornal confirmará o recebimento das informações por meio de um número de identificação de cada sugestão. 

A Folha, no entanto, não se obriga a informar o andamento e a conclusão de suas avaliações, nem se publicará ou não reportagem a partir dos dados. 

A participação é espontânea. O jornal não remunera suas fontes de informação.

UFMA - Depois de quatro meses de greve, servidores de universidades federais voltam ao trabalho

Da Agência Brasil

Brasília - Depois de quase quatro meses em greve, os servidores técnico-administrativos das universidades federais voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (26). Segundo a Coordenadoria-Geral da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), 45 instituições de ensino superior, inclusive a Universidade de Brasília (UnB), já estão funcionando normalmente.

Durante todo o período de greve, o governo manteve a posição de não negociar com os grevistas. Devido a uma ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a greve chegou a ser considerada ilegal. 

Os servidores querem aumento do piso salarial da categoria que, hoje, está fixado em R$ 1.034. Também pedem reajuste do auxílio-alimentação. Segundo a coordenação do movimento grevista, esses itens haviam sido negociados em 2007, mas não foram cumpridos pelo governo.

Edição: Vinicius Doria

Lula - Um título contra as castas.

Lula receberá hoje, o 16º título de Doutor Honoris Causa do prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como Sciences-po. Não é toda hora que se dá  ali um título destes, tanto que a instituição, fundada em 1872, leva quase dez anos, em média, para conceder um deles.

E a pergunta que todo mundo quer fazer foi feita pela correspondente de O Globo, Deborah Berlink:
Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?

O presidente da instituição, Richard Descoings, com a necessária diplomacia, dá a resposta:
O antigo presidente merecia e, como universitário, era considerado um grande acadêmico. Sciences-po é uma universidade de elite, porque nós formamos uma parte da classe politica e das grandes empresas francesas. O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo. O Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com a nossa política atual no Sciences-po, a de que o mérito pessoal não deve vir somente de um diploma universitário. Na França, temos uma sociedade de castas. E o que distingue a casta é o diploma. O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade. Ele foi eleito por unanimidade pelo nosso conselho de administração. A França, como toda a Europa, passa por um momento difícil.(…)

O professor Descoings talvez não saiba, mas somos ainda mais uma sociedade de castas. E foi preciso que se rompesse essa tradição de castas para que o Brasil mudasse. Mesmo aqueles que vieram da esquerda, como Fernando Henrique, ao serem aceitos nos salões, passaram a portar-se e a pensarem como essa subnobreza colonial que não pensa o Brasil como um país.

A entrega do título será transmitida ao vivo no site da Sciences Po às 12h30 daqui, amanhã. Vai ser um momento de afirmação, muito mais que de Lula, do Brasil.  Porque, quando não somos um país de castas, somos um país imenso.

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Vice-governador visita municípios da Baixada Maranhense

O vice-governador Washington Luiz Oliveira esteve, no último fim de semana, nos municípios de Bacuri, Serrano do Maranhão, Mirinzal, Cururupu e Bequimão, na Baixada Maranhense. A visita à região foi marcada por reuniões com prefeitos e lideranças comunitárias, vistoria a obras e participação em eventos.  

Em Bacuri e Serrano do Maranhão, o vice-governador, acompanhado do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão, José Inácio Sodré Rodrigues, e do Ouvidor da Segurança Pública do Estado, Ribamar Araújo, se reuniu com os gestores municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Na cidade, Washington Luiz informou que o Governo do Estado está finalizando a elaboração do programa estadual de combate à pobreza extrema, que está alinhado ao programa de combate à miséria do Governo Federal.  “A governadora Roseana está empenhada em melhorar a qualidade de vida da população maranhense, e nós sabemos que esse trabalho precisa começar nos municípios”, destacou.

O prefeito de Bacuri, Washington Luiz de Oliveira, destacou o apoio que o município vem recebendo. “Hoje, com a parceria da União e Governo do Estado, o município está avançando ainda mais”, afirmou.

Durante reunião com lideranças comunitárias e municipais de Serrano do Maranhão, o vice-governador informou que o governo do Maranhão está trabalhando em sintonia com o Governo Federal para investir nos municípios maranhenses. “Vamos trabalhar juntos com a presidenta Dilma Roussef para trazer para esta região recursos necessários para o desenvolvimento da população nas mais diversas áreas”.

Cururupu

Em Cururupu Washington Luiz se reuniu com o vice-prefeito, José Carlos de Almeida, gestores municipais, vereadores e a primeira-dama, Auzenira Pestana, que, representando o prefeito José Francisco Pestana, entregou ao vice-governador um protocolo de intenções.

“O governo do Maranhão quer fortalecer a parceria com os municípios para o desenvolvimento de políticas públicas em sintonia com o governo Federal, por isso garanto a vocês que encaminharemos esse documento aos secretários das pastas responsáveis por cada área discutida nessa reunião para que as demandas apresentadas sejam analisadas”, afirmou o vice-governador.

A primeira-dama Auzenira Pestana ressaltou a importância da presença do vice na cidade. “Nós apoiamos o Governo Roseana e com a visita do vice-governador Washington Luiz, temos certeza que essa parceria será fortalecida”, ressaltou.

O vereador Adailton Jorge, também destacou a visita de Washington Luiz como um marco para o município que pôde apresentar suas demandas. “O senhor veio ouvir nossas reivindicações, por isso acreditamos que o Governo do Estado investirá mais nas áreas em que nossa cidade precisa, principalmente no desenvolvimento dos jovens”, declarou.

Frechal

O vice-governador Washington Oliveira também participou da programação de aniversário dos 220 anos de resistência negra na comunidade quilombola Frechal (município de Mirinzal), onde vivem 62 famílias remanescentes de quilombo.

Ao dar boas-vindas ao vice-governador, a presidente da Associação de Moradores do Quilombo Frechal, Jociane Silva Gomes, disse que atualmente a comunidade tem recebido programas do poder público e que a entidade está comemorando 26 anos de fundação e luta pela resistência negra. A líder comunitária entregou ao vice-governador um documento com 13 propostas encaminhadas pelas 24 comunidades quilombolas da região.

“É um prazer vir à comunidade neste momento simbólico e reafirmar que o governo está à disposição para apoiar o Quilombo Frechal, que tem grandes possibilidades de crescimento, sobretudo, no âmbito das políticas sociais”, destacou Washington Luiz.

Bequimão

No município de Bequimão, Washington Luiz Oliveira, anunciou, em conversa com o prefeito Antônio Diniz Braga Neto e lideranças locais, o início das obras de recuperação da estrada que liga o porto do Cujupe ao município de Santa Helena. “Já foi dada ordem de serviço pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e as obras devem ser iniciadas nos próximos dias”, informou.

Ainda em Bequimão, o vice-governador visitou o lugar onde deverá ser construída uma ponte sobre o rio Itapetininga, interligando a sede ao assentamento Padre Paulo, onde vivem cerca de 6 mil habitantes.

Em reunião com o prefeito Antônio Diniz, o Washington Luiz discutiu a possibilidade de parceria entre o Município, Estado e do Governo Federal, por intermédio do Incra e do Ministério do Turismo, para a construção da ponte sobre o rio Pericumã, entre Bequimão e município de Central do Maranhão.  Segundo Diniz, a obra irá trazer desenvolvimento para o turismo local, além de beneficiar o desenvolvimento do município.

Washington Luiz afirmou que o governo está buscando a melhoria da qualidade de vida da Baixada Maranhense, em parceria com os municípios. “Como vice-governador, estou visitando os municípios para reafirmar que o governo está trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, enfatizou. Em Bequimão, o vice-governador também se encontrou com os prefeitos de Governador Nunes Freire, Idalécio Wanderlei Fonseca; e de Olinda Nova, Conceição de Maria Cutrim Campos. 


http://www.ma.gov.br/imprensa/?Id=19239

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Com turno integral, cidade do PR zera evasão e revoluciona ensino

Enquanto o Ministério da Educação (MEC) estuda formas de aumentar o tempo dos alunos nas escolas do País, no interior do Paraná um município já se destaca por apresentar uma proposta semelhante. Há dez anos, os alunos de Apucarana passam até 8 horas por dia no colégio, com mais tempo para estudar e mais contato com os professores e com atividades esportivas e culturais, modelo defendido por especialistas em educação. Desta forma, as escolas da cidade conseguiram zerar a evasão e conquistar um desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de seis pontos, superior à média do País, que é de apenas 4,6 pontos para as séries iniciais. 

Segundo o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, o projeto desenvolvido há uma década em Apucarana serve de exemplo de política pública para o País. "A implantação da escola integral acabou com a evasão. As crianças trocaram a rua pelo ensino", afirma. 

O diretor-presidente da autarquia municipal de Educação da cidade, Cláudio Silva, comemora os resultados. "Não é somente a questão da evasão. Nós tiramos as crianças da rua, mas e aí, elas estão aprendendo? Os resultados nas avaliações oficiais mostram que sim. O desempenho das nossas escolas, da periferia ao centro, é superior a média esperada para o nosso País daqui dez anos", afirma. Segundo ele, o bom desempenho é resultado de uma combinação de fatores: além da ampliação da carga horária, os professores são capacitados para atuar no novo modelo pedagógico, a alimentação que os alunos recebem é diferenciada e os diretores das escolas são preparados para atuar como gestores. 

Diretora da Escola Municipal Professor Idalice Moreira Prates, Eliane Zanin trabalha com metas e planejamento para garantir o aprendizado dos 238 alunos de um bairro carente da cidade. Ela administra uma estrutura com laboratório de informática, quadra de esportes coberta, sala de jogos, biblioteca, refeitório. "Temos tudo o que precisamos para desenvolver um bom trabalho, mas nem sempre foi assim", afirma a diretora ao destacar que nos primeiros anos do projeto, era preciso ocupar o salão de uma igreja porque não havia espaço para abrigar todos os estudantes em turno integral. 

Para Claudio Silva, a infraestrutura não é o principal fator para o sucesso do turno integral. "Se ficássemos esperando as condições ideais, até hoje não teríamos feito nada. E se a estrutura fosse o primordial, os Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) do Rio de Janeiro teriam sido um sucesso", afirma ao fazer referência às escolas construídas pelo então governador do Rio, Leonel Brizola para implantar o turno integral. 

Em Apucarana, as escolas fizeram parcerias com empresas e com a comunidade para desenvolver as ações. Segundo o presidente da autarquia de Educação, após dez anos, todas as instituições de ensino possuem quadra coberta de esportes, refeitórios e estrutura para abrigar os projetos. "Isso foi feito aos poucos. A prefeitura não tinha recursos para construir toda a estrutura de uma vez só, por isso foi feito um pacto com a comunidade", afirma. 

Na escola Professor Idalice Moreira Prates, as dificuldades do começo do programa deram lugar a um amplo espaço de lazer e educação. Hoje os alunos chegam para estudar às 7h30 e saem às 16h30. Fazem quatro refeições no colégio e intercalam as disciplinas da grade comum, como português e matemática, com oficinas de balé, karatê, arte, música, xadrez, literatura e informática. 

"Quando você tem uma diversidade de atividades e sabe conduzir, as crianças têm um ganho enorme na aprendizagem", diz a diretora ao reforçar que a maioria dos professores é pós-graduado e recebem preparação para o planejamento pedagógico. Além disso, o salário também estimula: um educador em fase inicial ganha R$ 1,7 mil para trabalhar 40 horas, valor acima do piso nacional de R$ 1.187. Para garantir essa mudança na educação, a prefeitura investe cerca de 32% do orçamento na área (o mínimo exigido para os municípios é de 25%). 

Com ensino prolongado, desempenho escolar melhora em Pernambuco
Algumas secretarias de educação estadual também estão criando seus próprios projetos de educação integral. Exemplo disso é a Secretaria de Educação de Pernambuco, que desenvolveu a campanha Educação Integral. No ano passado, o Estado passou a contar com 60 unidades funcionando em horário integral e 100 oferecendo jornada semi-integral. Todas as 160 escolas receberam o nome de Referência em Ensino Médio. 

Uma das primeiras tentativas foi a da Escola de Referência Ensino Médio Cícero Dias, em Recife. Inaugurado em 2006, o colégio tem 45 alunos e uma jornada nove horas e meia. "Os alunos chegam aqui às 7h30 da manhã e só saem às 17h", conta Sueli Almeida, gestora da instituição. 

Sueli explica que, além do conteúdo tradicional, os estudantes também têm ensino profissionalizante de Programação de Jogos Digitais e Multimídia. Ou seja, as aulas de matemática, por exemplo, são explicadas em cima da criação de games para o computador. "No primeiro ano, eles demoram para se adaptar, pois a maioria é acostumada com o ensino regular. Mas depois eles gostam muito, pois aqui eles vêem o estudo como algo para ser usado na vida profissional deles", diz a gestora. 

A melhor no desempenho escolar pode ser vista em números. No Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), que é aplicado anualmente pelo governo do Estado e mede o aproveitamento dos estudantes, as Escolas de Referência tiveram um índice maior de desempenho do que a maioria. O aumento do Idepe nessas escolas, de 2008 para 2010, foi de 0,7 pontos. Era 3,9 em 2008, passou para 4,2 em 2009 e chegou a 4,6 no ano passado, ultrapassando a meta de 4,5 projetada pelo Ministério da Educação. 

Turno integral também melhora qualidade de vida dos alunos
Além do foco no desempenho escolar, o Ministério da Educação defende o turno integral baseado na melhoria da qualidade de vida como outra consequência desse formato de ensino. Como exemplo dessa crença, o MEC mostra o panorama das aulas de taekwondo, judô, capoeira e karatê, que são as artes marciais escolhidas pelas escolas no programa Mais Educação. Entre as 15 mil instituições que participam do programa de turno integral do ministério, 4.017 escolheram um tipo de arte marcial para oferecer a seus alunos. Os praticantes somam 828,7 mil. 

De acordo com o coordenador de educação da Confederação Brasileira de Taekwondo, Rubilar Carvalho, a prática desse esporte ajuda o estudante a melhorar a concentração e o rendimento escolar, qualifica a convivência familiar e o círculo de amizades, atua na prevenção do uso de drogas e de agressões. Na prática, explica, a criança aprende que as técnicas são de defesa, nunca de agressão. 

Na Escola Carneiro Ribeiro Classe II, em Salvador (BA), 65 estudantes praticam aulas de capoeira no programa de educação integral. Na avaliação do professor Sandro Alex Dias Oliveira, a socialização das crianças e as atitudes de respeito com colegas, professores e pais são evidentes no grupo. "Acontece uma transformação que é vista por nós e relatada pelos pais", conta. 

Pesquisa aponta que apenas 500 municípios aplicam o ensino integral
Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Escola Pública de Horário Integral (Neephi), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), a pedido do MEC e divulgada em 2009, apenas cerca de 500 municípios brasileiros adotam uma carga maior de ensino em suas salas de aula. De acordo com o mapeamento, são cerca de 1,1 milhão de alunos em jornada ampliada, o que corresponde a 2% dos estudantes da educação básica. Os Estados com maior número de experiências integral são Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. 

O estudo também investigou quais atividades eram desenvolvidas durante essas horas a mais na escola. As duas principais modalidades eram relacionadas à prática de esportes (65% dos casos) e a aulas de reforço (61%). Em seguida, foram relatadas oficinas de música, dança, teatro, informática, artesanato, tarefas de casa, entre outras. 

Com informações da agência de conteúdo Cartola

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Partido Ecológico Nacional pede registro no TSE

 

Representantes do Partido Ecológico Nacional (PEN) protocolaram nesta quarta-feira (21), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pedido de registro da agremiação. 

A nova legenda informa no pedido que possui estatuto partidário devidamente registrado desde 2007 e que nos últimos quatro anos tem trabalhado para atender às exigências constantes na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) em relação à criação de um novo partido.

O presidente do PEN, Adilson Barroso, afirma que o partido já conta com mais de 500 mil assinaturas de apoiamento de eleitores e que nove tribunais regionais eleitorais (TREs) já concederam o registro estadual. 

Esses TREs correspondem aos Estados do Amapá, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O PEN pede para ser identificado pelo número 51.

O pedido de registro foi distribuído à ministra Nancy Andrighi.

CM/LC

Processo relacionado: RPP 153572

Acompanhamento Processual e PUSH

Obs.: Este serviço é de caráter meramente informativo, não produzindo, portanto, efeito legal.
PROCESSO:   RPP Nº 153572 - Registro de Partido Político UF: DF
JUDICIÁRIA
Nº ÚNICO:   153572.2011.600.0000
MUNICÍPIO:   BRASÍLIA - DF N.° Origem:
PROTOCOLO:   218742011 - 21/09/2011 18:38
REQUERENTE:   PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL (PEN) - NACIONAL
ADVOGADO:   MARCELO AUGUSTO MELO ROSA DE SOUSA
ADVOGADO:   PAULO FERNANDO MELO DA COSTA
ADVOGADO:   ARIOSTO CARVALHO DE OLIVEIRA
RELATOR(A):  
ASSUNTO:   REGISTRO DE PARTIDO POLÍTICO
LOCALIZAÇÃO:   CPADI-COORDENADORIA DE REGISTROS PARTIDÁRIOS, AUTUAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
FASE ATUAL:   22/09/2011 11:35-Montagem concluída
 
http://www.tse.gov.br/internet/index.html