segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

UFMA. Resistir é preciso! Acompanhe programação da greve e OCUPE!

Foto - Repressão ao Ocupa Brasília, dia 29 último para acompanhar a votação do primeiro turno da PEC 55
Milhares de manifestantes compareceram ao #OcupaBrasília, dia 29 último para acompanhar a votação do primeiro turno da PEC 55, que congela o Estado Brasileiro por vinte anos para privilegiar o pagamento de juros da dívida.

Professores, estudantes, técnicos das universidades, dos institutos e demais categorias foram tratados, milhares deles, como inimigos de Estado tanto pela Polícia Legislativa, responsável - em tese - pela segurança no Congresso Nacional - e pela Polícia Militar do Distrito Federal, que agiram com extrema truculência para varrer os manifestantes da Esplanada dos Ministérios, ignorando o direito constitucional à livre manifestação.

A truculência utilizou como desculpa a mentirosa de que a violência teria partido dos manifestantes. Na verdade, desde pela manhã, quando estes chegavam às centenas, em caravanas, à Esplanada, foram alvo de espionagem por parte da Polícia Legislativa, que passava em carros filmando e registrando tudo, como se agindo em regime de exceção.

À tarde, antes mesmo de aumentar a violência para cima de que participava dos protestos contra a votação da PEC 55 em primeiro turno no Senado, houve constante provocação e ataque por parte das polícias: desde a concentração, spray de pimenta era lançado aos montes contra os participantes do ato que reuniu milhares na Esplanada.

A violência policial perdeu total controle quando o protesto chegou em frente ao Congresso Nacional: bombas de efeito moral foram lançadas sucessivamente, obrigando o ato a se dissipar e transformando a Praça dos Três Poderes em uma zona de guerra desigual, em que um lado detinha força plena e o outro tentava se esquivar. Pessoas feridas sobre o gramado, estudantes perdidos de suas caravanas foi um cenário de terra arrasada que perdurou até a noite.

Ainda Assim, quem esteve lá não demonstrou querer fugir da lutam, mas arregimentar forças e preparar-se para o novo embate na defesa de direitos, quando da votação em segundo turno da PEC 55 no Senado Federal, prevista para acontecer próximo dia 13.

A caravana do Maranhão que participou do ato demonstrou estar ciente da gravidade do momento, bem como consciência para não baixar a guarda e seguir na luta contra a PEC, disposta a participar do acompanhamento da próxima votação. “Sabíamos que não ia ser fácil, embora não esperássemos tamanha truculência. Mas somos sabedores também da necessidade que é estarmos aqui novamente, sem arredar dessa luta, no próximo dia 13”, era a avaliação unânime entre professores e estudantes das ocupações que participaram do ato.

Nesse contexto, avaliam, é necessário fazer o enfrentamento lá, bem como fortalecer a greve unificada onde ela já se iniciou, e manter as ocupações na defesa da Educação Pública e de qualidade, contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 55. Veja, a seguir, algumas das ações previstas para os próximos dias e nas redes sociais da Apruma a programação mais detalhada.

A GREVE É DE OCUPAÇÃO! ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO E PARTICIPE!



5 de dezembro, segunda-feira

8h30 - Reunião Consun que pautará, a pedido do Comando Unificado de Greve em reunião com a Reitoria da UFMA, suspensão do calendário e ponto da greve. LOCAL: Palácio Cristo Rei, Centro - todos podem participar

14h - Roda de Conversa sobre PEC 55, na Pracinha do Programa de pós-graduação em Políticas Públicas, na UFMA

15h30 - DEBATE Estado, Democracia e Educação na conjuntura atual, com o prof. José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG) - Auditório Setorial do CCH

6 de dezembro, terça-feira

9h - ASSEMBLEIA UNIFICADA APRUMA/SINTEMA para definição de estratégias - LOCAL: Prédio Castelão/Bacanga

15h - Plenária no HUUFMA, com participação do Comando de Greve

15h - ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UFMA contra a PEC55 - Quadra do Colun

16h - DEBATE “O Golpe e seus aprofundamentos” profs.: Kennedy (Desoc/UFMA), Claudio Anselmo (Colun/UFMA) -Aud.Ribamar Carvalho (Bacanga)

7 de dezembro, quarta-feira

7h - Tenda da Greve, entrada Campus Bacanga

8h30 - 12h - Intervenção Urbana “Ordem e Regresso” - Casarão Angelus Novus, Centro Histórico SLZ

10h - Atividade político-cultural com cantor Tico Santa Cruz, Quadra do Colun/Bacanga

15h - Mesa “A PEC 55 e impactos na pesquisa no litoral brasileiro”, com profa. Flávia Mochel, Audit. Depto Oceanografia e Limnologia/CCBS


* Previstas passeatas debates e atividades nos demais campi - envie e-mail informando para acrescentarmos na programação nos demais boletins!

Material reproduzido do APRUMA Informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário