sábado, 8 de outubro de 2016

PT ratifica apoio a Edvaldo Holanda no Segundo Turno em São Luís.

Encontro da militância do PT com o Prefeito Edvaldo Holanda Junior.

Ontem a noite reunidas no Bairro do São Francisco em São Luís, as Executivas do PT, Estadual e Municipal, fizeram uma avaliação do desempenho do Partido dos Trabalhadores nas Eleições Municipais de 2016 em todo o Maranhão.  

Segundo Raimundo monteiro, presidente do Diretório Estadual, o PT elegeu 07 Prefeitos, 08 Vice-prefeitos e 85 Vereadores no Maranhão. Sagrando-se como o segundo melhor desempenho do PT nestas eleições, ficando atrás apenas do Piaui.

Fernando Magalhães, Prefeito Edvaldo Holanda e Raimundo Monteiro

Uma curiosidade maranhense. No total de 5506 prefeitos eleitos em todo o Brasil, somente 25 deles, tem menos de 25 anos de idade, e um destes jovens prefeitos é Luis da Amovelar Filho, filiado ao Partido dos Trabalhadores, a campanha local foi construída em cima da estrela, do vermelho e do 13 do PT. Eleito com 16.624 votos. Sua vitória foi obtida com 52,82% dos votos válidos, contra a candidata a reeleição pelo PMDB, à Prefeita de Coroatá Teresa Murad, que também é a matriarca do clã Murad.  De quebra o PT ainda elegeu quatro vereadores. Jânio, Diogo, Nadson Aguilar e Juscelino da fazendinha.

Encontro da militância do PT com o Prefeito Edvaldo Holanda Junior.

Importante enfatizar que apesar de todo bombardeio da mídia hegemônica, que pregava o fim do PT, o Partido dos Trabalhadores sai das urnas em 2016, mantendo um terço do total de Prefeituras que havia conquistado nas eleições 2012.

O secretário de Cultura do Município de São Luís, Marlon Botão, reconheceu que há problemas a serem resolvidos na sua pasta, como a urgência de se concluir os pagamentos das atrações culturais ainda em aberto. Mas também enfatizou que houve avanços, como o fato de São Luís estar hoje no seleto grupo de 60 cidades brasileiras que tem o Sistema de Cultura consolidado.  São Luís através de edital e chamada pública selecionou 40 entidades culturais para funcionarem como Pontos de Cultura.  

Encontro da militância do PT com o Prefeito Edvaldo Holanda Junior.


O Vereador Honorato iniciou sua fala agradecendo o apoio dos companheiros que irmanados com ele construíram sua vitória, fez questão de lembrar que sua reeleição quebrava dois paradigmas na história eleitoral ludovicense, o primeiro de que Vereador petista não se reelegia. O segundo que um vereador petista nunca conseguia ampliar sua votação em relação a eleição anterior. Ele declarou ainda que seu mandato pertence ao PT e será construído coletivamente.

Encontro da militância do PT com o Prefeito Edvaldo Holanda Junior.


O Deputado Zé Inácio ratificou o apoio do PT ao Prefeito Edvaldo Holanda, lembrou que o Prefeito já entregou mais dez mil casas, através do programa minha casa minha vida, em São Luís. Defendendo a defesa do certo contra o duvidoso, ele pediu aos presentes que votassem no dia 30 de outubro no 12.

Creuzamar da secretaria de mulheres do PT, fez uma critica construtiva a gestão do  Prefeito Edvaldo Holanda, cobrando uma maior participação dos movimentos populares nas ações da prefeitura, comprometeu-se em abraçar a campanha de forma intensiva.

A representante da juventude petista, e ex-candidata Pétala, conclamou a militância petista a ocupar as redes sociais e as ruas defendendo a continuidade do governo Edvaldo Holanda, assim como Creuzamar, Pétala falando em nome da juventude do PT, disse que há criticas construtivas a serem apresentadas a gestão de Edvaldo Holanda, más não é este o momento de se fazer tais ponderações.

A ex-deputada Teresinha Fernandes lembrou que faz 11 anos que o governo do PT vem sendo desconstruído pelos conglomerados da mídia brasileira. Pediu garra de todas as lideranças e militantes  presentes, que se feche fileiras na defesa da reeleição de Edvaldo Holanda. Pois o que está em jogo, não é apenas o fim do mandato de Edvaldo, mas de todo um processo de conquistas sociais implantado no Maranhão, defendido por Flávio Dino e implementado em nossa capital por Edvaldo Holanda. 

Teresinha lembrou ainda que parceiros de outrora já se distanciaram da prefeitura, PSDB, PMDB, PSB, hoje não tem compromisso com crescimento social. Quando do processo de impeachment de Dilma, coube ao PDT e ao PC do B, serem os mais fieis escudeiros do PT, então é chegado a hora do PT, retribuir o apoio recebido.   

O Professor Chocolate, fez referencia as ligações históricas que unia o PDT de Brizola ao PT de Lula, conclamando a militância pra defender a historia de luta desta união.

O prefeito Edvaldo Holanda fazendo uso da palavra agradeceu a Fernando Magalhães, em nome de toda a militância petista o apoio recebido nas caminhadas. Edvaldo lembrou eu recebeu 46% dos votos validos. Também lembrou que passados 24 horas da divulgação da votação do primeiro turno já estava em campanha novamente.

Edvaldo lembrou que muito fez, mas sem o apoio do governo estadual, de Flávio Dino, isto não seria possível. Foram pavimentadas ruas num total 450 Km de asfalto, foram construídos 28 Km de drenagem. A prefeitura também entregou mais de 10000 casas populares. O hospital da mulher foi reativado, sendo hoje referencia estadual.  Realizou a licitação do sistema de transportes.

Retirada do lixão da ribeira. O prefeito confirmou que até o final de dezembro de 2016, 210 novos ônibus estarão rodando em São Luís, com ar condicionado. No final a direção do PT e militantes presentes tiraram a  foto da vitória.

Texto de Chico Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário