quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Iraque - Estados Unidos - Arábia Saudita fecham acordo para transferir os terroristas do Estado Islâmico da cidade iraquiana de Mossul para a Síria.

Foto - sana.sy/es
Moscou, SANA - Uma fonte militar-diplomática em Moscou revelou um acordo firmado entre os Estados Unidos e o regime Saudita que permite a transferência segura para fora da cidade Iraquiana de Mossul dos terroristas do Estado Islâmico devem seguir para a Síria, a retirada se dará antes do inicio da operação para recuperar o controle da cidade iraquiana.

A agência de informação russa Novosti citando a referida fonte, "Disse que o acordo faz parte da fase preparatória para lançar uma operação de liberalização da cidade de Mossul, as agências de inteligência dos Estados Unidos e da Arábia Saudita chegaram a este acordo garantindo a todos os guerrilheiros em Mosul uma passagem segura para fora da cidade, juntamente com as suas famílias, estes combatentes da coligação internacional serão redirecionados para a Síria".

A fonte acrescentou que o acordo prevê a transferência de mais de 9000 terroristas e familiares da cidade de Mossul para o leste da Síria, a fim de incorporá-los em uma grande ofensiva que está sendo preparada para acontecer contra as cidades de Palmyra e Deir al-Zour.

De acordo com a fonte, o Comando Geral de Inteligência da Arábia assumiu o papel de mediador e fiador para o acordo com os terroristas Daesh sobre deixar a cidade de Mosul, observando que um processo semelhante ocorreu durante a recuperação cidade iraquiana de Fallujah, em junho passado.

E neste sentido, a fonte russa disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama já tomou a decisão de implementar a operação de Mossul, no mês de outubro, indicando que a operação visa alcançar fins políticos, e desacreditar as realizações das forças militares espaciais da Rússia na luta contra o terrorismo na Síria.

M.Miri

Link: http://sana.sy/es/?p=53820

Nenhum comentário:

Postar um comentário