sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Santa Catarina. Polícia Militar prende novo suspeito de assassinato de criança indígena Kaingang em Imbituba


Um menino de apenas dois anos foi esfaqueado no pescoço enquanto era amamentado por sua mãe.
A Polícia Militar prendeu um novo suspeito de ser o responsável pela morte do indígena kaingang Vitor Pinto, de apenas dois anos. 

O assassinato ocorreu na Rodoviária de Imbituba, na última quarta-feira, e chocou a cidade: foi realizado à luz do dia, em um dos locais mais movimentados do município na temporada de verão, por volta do meio dia.

— O indivíduo foi abordado eram cerca de 20h da noite de quinta-feira por ter características semelhantes às do responsável pelo crime, além da vestimenta e de estar portando uma mochila. Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Civil — explica o policial militar aspirante a oficial Elton Garcia.

Outro elemento que conta como indício para a suspeita é um par de luvas encontrado em sua posse. Os procedimentos quanto à definição da autoria e a possibilidade de prisão do autor estão sob responsabilidade da Polícia Civil.

Em contato por telefone na manhã desta sexta-feira, a reportagem foi informada de que estaria sendo lavrado o flagrante para encaminhar os novos procedimentos judiciais para o fórum. O delegado Rogério Taques, responsável pela investigação, disse que no momento não daria mais informações sobre o caso.

O suspeito está preso na delegacia na manhã desta sexta-feira. A Polícia Civil não confirma ainda, mas os encaminhamentos judiciais podem dar andamento a um pedido de prisão preventiva.

A PM também lavrou um Termo Circunstanciado contra o suspeito porque portava, no momento da abordagem, três cigarros de maconha. Ele foi detido na Avenida Manoel Florentino Machado, no bairro Vila Alvorada.


O crime - A mãe de Vitor estava amamentando a criança quando um homem portando uma mochila, ainda não identificado, se aproximou dos dois e desferiu um golpe na garganta da criança com um objeto cortante. O assassinato ocorreu na quarta-feira, por volta do meio dia.

A polícia ainda tenta identificar se foi uma faca ou um estilete a arma utilizada para degolar o menino. A PM iniciou buscas após o crime e encontrou um homem, que tinha antecedentes, a cerca de 11 quilômetros do local.

Após investigações, esse suspeito foi liberado por não ser reconhecido por testemunhas. Os álibis que ofereceu também mostraram que ele não teria dormido na rodoviária, como o autor do crime.

  
Funai emite nota de repúdio - A Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, se manifestou sobre o assassinato de Vitor por meio de uma nota oficial. Leia a íntegra do documento:

"A Funai vem a público manifestar sua enorme consternação e revolta pelo assassinato brutal perpetrado contra o indígena Kaingang Vitor Pinto, de apenas dois anos de idade, na cidade de Imbituba, estado de Santa Catarina, na última quarta-feira (30).

Ao mesmo tempo, externa sua solidariedade aos pais do menino, Sônia da Silva e Arcelino Vara Pinto, bem como à comunidade da Aldeia Condá, onde ele vivia. Exorta, ainda, à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina para que envide todos os esforços e meios necessários para o elucidamento do fato ocorrido, de modo a se fazer justiça contra tão odioso crime."

LEIA MAIS -  Santa Catarina. Indio Kaingang de 2 anos de idade foi degolado enquanto mamava no colo da mãe. http://maranauta.blogspot.com.br/2015 /12/santa-catarina-indio-kaingang-de-2-anos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário