sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Maranauta Cultural - Livro para download. Nome da Obra. Lula e Dilma Dez anos de Governos pos-neoliberais no Brasil. Boa leitura.

Nota: Todo o texto contido na matéria abaixo foi copiado da pagina virtual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso).

Na última década, o Brasil percorreu tão rapidamente caminhos desconhecidos em sua história que ainda não se deu conta de que uma nova geração já perdeu a referência do passado. 

Antes, a realidade desse país deprimido por um histórico complexo de vira-latas era caracterizada por desigualdade social crônica, inserção na política internacional nula e, sobretudo, desambição e um ceticismo em relação ao futuro.

O brasileiro jovem já incorporou à sua vida a educação superior, o direito ao emprego formal, a possibilidade de ascensão social e, sobretudo, uma vida sem fome. A maioria das crianças cujas famílias ascenderam das classes mais miseráveis nesses dez anos nunca passou por uma realidade de fome como a vivida por seus pais.

E a maioria dos jovens que hoje ocupa os bancos das universidades superou uma situação de miséria na tenra infância e terá a oportunidade de dar aos seus filhos uma infância muito melhor que a que teve.
Dez anos após o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2013, a inteligência brasileira de esquerda vive também um momento único: o de refletir sobre o que deu certo nesse período.

O outro dado novo na vida desse segmento do pensamento brasileiro é o de que ele se debruça sobre os desafios do futuro com a perspectiva de uma segunda década de continuidade de gestões progressistas, conquistadas pelo voto direto e secreto. 

Neste momento histórico, também a via democrática, opção feita pelas esquerdas brasileiras na década de 1980, está em debate depois de uma década de grandes acertos viabilizados por uma trajetória de luta, é certo, mas fundamentalmente pela intuição e pragmatismo do presidente eleito por essas forças.

Este livro se inicia com uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reúne reflexões de alguns dos melhores pensadores brasileiros. É uma proposta de aprofundamento das discussões sobre os governos Lula e Dilma Rousseff pela ótica progressista e pela perspectiva da continuidade.

O debate é fundamental para o futuro. Como diz Lula no primeiro capítulo, “não se muda gerações de equívocos em apenas uma geração”. Isso requer ainda muita reflexão e muito trabalho.  


Maria Inês Nassif.


  
No Link abaixo você baixa o Livro na versão PDF.



http://www.flacso.org.br/dez_anos_governos_pos_neoliberais/archivos/10_ANOS_GOVERNOS.pdf


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do sociólogo e cientista político Emir Sader o livro “Lula y Dilma – 10 años de gobiernos posneoliberales en Brasil”. Os dois se encontram durante o Seminário Internacional “Integração e Convergência na América do Sul”, realizado na última quarta-feira (3), em Guaiaquil, no Equador.

A versão que acaba de ser lançada em espanhol chegou às livrarias brasileiras em 2013 e começa com uma entrevista do ex-presidente. Reflexões de alguns dos melhores pensadores brasileiros também compõem a obra, que propõe um aprofundamento das discussões sobre os governos da última década sob a ótica progressista.
No Brasil, o livro organizado por Sader recebe o nome de “Lula e Dilma – 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil e dispõe de um versão gratuita para download em PDF e ePUB, formato de arquivo digital padrão específico para ebooks. Para baixar, acesse o site da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso):  No Link abaixo você baixa o Livro nas versões PDF e epub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário