quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Maranhão recebe nos dias 20 e 21 de fevereiro, o segundo seminário do Projeto Brasil Afroempreendedor.




Nesta quinta, 20, e sexta, 21 de fevereiro, o Maranhão recebe o segundo seminário estadual do projeto Brasil Afroempreendedor
Outros 10 seminários, em 10 estados, acontecerão até maio deste ano. A atividade acontecerá na capital, São Luís, na Fundação da Memória Republicana do Brasil (ver endereço na programação). 
A cada edição, a intenção é que pelo menos 100 afroempreendedores participem dos seminários. A meta é que ao final do projeto 500 dos 1200 participantes dos 12 seminários estaduais constituam experiências-modelo para o afroempreendedorismo.
As inscrições são encerradas após o preenchimento das vagas. Os 100 primeiros inscritos serão selecionados, observada a seguinte proporcionalidade: 70 vagas para empresas ou empresários estabelecidos na capital do Estado em questão; 25 vagas destinadas a empresas ou empreendimentos estabelecidos no interior do Estado; 5 vagas direcionadas a membros de Comunidades Tradicionais Quilombolas. 
Além disso, será respeitado o critério de gênero e 30% das vagas terão que obrigatoriamente ser destinadas a mulheres negras.

Seminário de São Paulo

O primeiro seminário do projeto Brasil Afroempreendedor foi realizado em São Paulo, na semana passada, considerado uma grande atividade formativa pelos participantes. 
Nos debates, ficou evidente a diversidade das experiências e os desafios para o projeto Brasil Afroempreendedor, a partir da compreensão do fato de que os empreendedores que representavam os vários setores produtivos, cadeias e segmentos onde atuam precisam ser bem compreendidos parceiros do projeto.
Durante os relatos dos afroempreendedores, foi constatado que a maioria dos presentes obteve suas fontes de financiamento a partir de rescisões contratuais, adesão a planos de demissões incentivadas no serviço público, principalmente, ou privado, com algumas situações de planejamento financeiro pessoal para adquirir o negócio e uma situação de financiamento via fomento (FAPESP/CNPQ) para uma empresa de inovação tecnológica. 
Os principais setores onde os afroempreendedores de São Paulo estão inseridos são os da moda (costura, desfiles, etc.), artesanato, artes, customização, serviços de vendas, pesquisas de mercados e cenários políticos-eleitorais, cosméticos (com destaque para os cabelos crespos), projetos culturais (na área da economia criativa), comunicação (sites, blogs, etc.) e turismo.
No encerramento do seminário, definiram-se os seguintes encaminhamentos: o envio da “Carta-compromisso” a ser assinada por todos(as) para a continuidade no projeto; acompanhamento permanente do consultor estadual e dos parceiros dos empreendedores inscritos; envio de informações para fortalecer a Rede Estadual e Nacional dos Afroempreendedores; criação de espaços nas redes sociais para divulgar a ações do projeto e iniciativas dos empreendedores nos estados.
Cronograma dos Seminários Estaduais
  •   São Paulo: 13 e 14 de fevereiro de 2014
  •   Maranhão: 20 e 21 de fevereiro de 2014
  •   Santa Catarina: 13 e 14 de março de 2014
  •   Rio Grande do Sul: 20 e 21 de março de 2014
  •   Rio de Janeiro: 27 e 28 de março de 2014
  •   Minas Gerais: 3 e 4 de abril de 2014
  •   Bahia: 10 e 11 de abril de 2014
  •   Pernambuco: 15 e 16 de abril de 2014
  •   Paraíba: 24 e 25 de abril de 2014
  •   Paraná: 8 e 9 de maio de 2014
  •   Amapá: 15 e 16 de maio de 2014
Link original desta matéria: http://www.institutoiab.org.br/seminario-estadual-do-projeto-brasil-afroempreendedor-maranhao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário