sábado, 27 de julho de 2013

Release - Greve dos Supermercados MATEUS, as LOJAS continuarão fechadas neste sábado...

1 - Greve do Mateus é notícia no blog do Gilberto Leda:

ATUALIZAÇÃO: Greve geral dos funcionários dos Supermercados Mateus.

greve2
(Foto: De Jesus/O Estado)
Uma greve geral dos funcionários dos Supermercados Mateus praticamente parou o atendimento da empresa em São Luís na tarde de hoje (26).

Os primeiros relatos dão conta de que as unidades da Cohama e da Cohab são as mais afetadas no momento. Eles se concentram nos estacionamentos dos estabelecimentos. No Vinhais e na Cidade Operária a adesão é menor.

greve
(Foto: De Jesus/O Estado)
Os grevistas reivindicam direitos trabalhistas. Eles reclamam do não pagamento correto, por exemplo, de horas extras e tíquete alimentação. 

Existe na empresa um tal “banco de horas”, por meio do qual os funcionários ganham folgas quando acumulam horas trabalhadas fora do expediente normal. Mas o dia da folga é determinado pela empresa.

A direção dos Supermercados Mateus deve emitir uma nota sobre a greve ainda hoje.

Link desta matéria: 
http://gilbertoleda.com.br/2013/07/26/greve-geral-dos-funcionarios-dos-supermercados-mateus/

.........................................................................................

2 - Greve do Mateus é notícia no blog do Gilberto Lima:

Unidades do Supermercado Mateus continuarão fechadas neste sábado.

As unidades do Supermercado Mateus permanecerão com as portas fechadas neste sábado(27) em São Luís e em outras cidades do Maranhão. 

Os funcionários decidiram continuar com o movimento de paralisação iniciado nesta sexta-feira. A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Osvaldo Paulino.



A paralisação desta sexta-feira foi decidida em Assembleia Geral realizada no último dia 22. Ontem, das 17h às 23h, em reunião com representantes da empresa, os trabalhadores tentaram um acordo que evitasse o movimento paredista. “A empresa afirma que não tem condições de atender as reivindicações dos trabalhadores porque está operando no vermelho. Como no vermelho? Esse grupo vem abrindo novas lojas não só no Maranhão, mas em outros Estados”, disse o sindicalista.



As principais reivindicações dos trabalhadores são participação nos lucros da empresa, extinção do banco de horas e implantação do pagamento de horas extras, pagamento de adicional noturno e de insalubridade, redução da jornada de trabalho de 7 para 6 horas diárias, plano de saúde e tíquete alimentação.



“Neste sábado, todas as unidades da empresa estarão fechadas. Vamos reunir os trabalhadores na unidade da Cohama, a partir das 7h da manhã. 

Vamos oferecer um café da manhã aos funcionários. Esperamos que a direção da empresa se disponha a conversar amanhã”, acrescenta Osvaldo Paulino.


O presidente do Sindicato destaca que esse movimento de paralisação foi iniciado no Estado do Pará. 

Lá, depois de quatro dias de paralisação, trabalhadores de supermercados conseguiram melhorias salariais.

Link desta matéria:

.......................................................

3 - Greve do Mateus é notícia no blog do Luis Pablo: 


Chega de exploração Ilson Mateus”, diz funcionários do supermercado.

É grande a revolta de todos os funcionários da rede de supermercados Mateus. Eles paralisaram hoje, dia 26, as atividades dos supermercados dos bairros do Vinhais, Cohama, Renasceça (localizado dentro do Shopping Tropical) e Jaracati, que fica localizado no Shopping do Jaracati.


Os funcionários reivindicam participação nos lucros, pagamentos de horas extras, redução da jornada de trabalho de sete para seis horas diárias, extinção do banco de horas, plano de saúde, ticket-alimentação, periculosidade, adicional de insalubridade, entre outras.


Neste momento, o clima é tenso na porta dos supermecados Mateus. A palavra de ordem é “chega de exploração Ilson Mateus”, criticando o empresário e dono da maior parte do grupo mercadista.


Abaixo o registro da manifestação no bairros do Vinhais:


IMG-20130726-WA0012
http://www.luispablo.com.br















Outro registro no Shopping do Jaracati:

mateus
http://www.luispablo.com.br

http://www.luispablo.com.br/maranhao/2013/07/chega-de-exploracao-ilson-mateus-diz-funcionarios-do-supermercado/

.................................

4 - Greve do Mateus é notícia no Portal Gazeta da Ilha:


Funcionários dos Supermercados Mateus cruzam os braços em São Luís.


........................... 

LEIA MAIS:

1 - São Luís - Funcionários do Supermercado Mateus entram em greve.
http://maranauta.blogspot.com.br/2013/07/sao-luis-funcionarios-do-supermercado.html

2 - VITÓRIA DOS TRABALHADORES - Acordo põe fim à greve do Grupo Mateus em Marabá. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/07/acordo-poe-fim-greve-do-grupo-mateus-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário