terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rui Falcão põe regulação da mídia na pauta do PT.

Moacyr Lopes Junior: SÃO PAULO, SP, 29.10.2012: ELEIÇÕES 2012/PT - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, durante entrevista coletiva na sede do partido, onde comenta sobre as eleições municipais. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
Rui Falcão - Presidente Nacional do PT.



Presidente do PT sugere que Executivo encaminhe ao Congresso um projeto para a democratização dos meios de comunicação no País.

30 de Outubro de 2012 às 05:55

247 - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse ontem (29) que, com o fortalecimento do partido nas eleições deste ano, a Executiva Nacional do partido pode retomar a discussão sobre assuntos colocados em banho-maria, como o de um marco regulatório para as comunicações, tema ao qual o governo sempre enfrentou forte resistência por parte da imprensa e dos partidos de oposição.

Segundo Falcão, para estabelecer nova regulação das comunicações o Executivo deve encaminhar um projeto para votação na Câmara e no Senado. Ele garantiu que o tema faz parte da agenda do PT e que o resultado das eleições mostra que o partido está afinado com os setores mais expressivos da sociedade.

O ministro da Comunicação Social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Franklin Martins, elaborou um anteprojeto que prevê cláusulas estabelecidas na Constituição, como a proibição de monopólios e oligopólios no setor, o acesso à informação e institui o Conselho de Comunicação Social, mas ele ainda não foi transformado pelo governo federal em projeto e encaminhado ao Legislativo para votação.

Martins aponta que um novo marco é necessário, "pois a atual regulação ignora as mudanças ocorridas com a Constituição de 1988, é defasado em relação às sucessivas inovações decorrentes da era da informação e promove um vale-tudo no setor". Para ele, a legislação que rege as empresas de comunicação no Brasil é totalmente ultrapassada.

Contra a definição de um novo marco regulatório, a chamada grande mídia aponta o risco de uma tentativa de ameaça à liberdade de imprensa e de controle dos conteúdos de informação nas empresas, e evita discutir o assunto. 

Para Martins, a alegação de ameaça à liberdade de imprensa para evitar o estabelecimento de compromissos por parte das empresas mascara a estratégia de manter a situação atual, com concentração de poder pelos grandes grupos atuantes no setor. Segundo ele, nos países mais avançados do mundo há regulação definida para as áreas técnicas e de conteúdo dos meios de comunicação e sobre produção regional, nacional e independente e há também busca por equilíbrio.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/84216/Rui-Falc%C3%A3o-p%C3%B5e-regula%C3%A7%C3%A3o-da-m%C3%ADdia-na-pauta-do-PT.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário