domingo, 29 de abril de 2012

UFMA - Fórum em Defesa do Transporte Público.

Na última terça-feira, dia 24, a comunidade acadêmica da UFMA, moradores da área do Itaqui Bacanga e outros trabalhadores que estavam voltando para suas casas, se depararam com uma realidade um pouco diferente. 

O engarrafamento, já comum nesta área, estava um pouco maior que o “normal”. 

Universitários, tanto da UFMA quanto da UEMA, bem como secundaristas do IFMA e outras escolas e represtantes dos moradores das áreas adjacentes, concentraram-se no pórtico de entrada da UFMA e iniciaram uma caminhada até o terminal de integração da Praia Grande. 

Fruto de árduo trabalho de mobilização – que contou com a coleta de mais de 1200 assinaturas dos estudantes da UFMA e panfletagens em diferentes locais –, o ato foi organizado em assembleia geral dos estudantes da universidade, que não contou com o apoio e nem participação do Diretório Central dos Estudantes. 

A caminhada era norteada por bandeiras como: ônibus novos e com acessibilidade, que as linha do Campus passem por todos os terminais, a volta da meia passagem com o sistema de bilhetagem eletrônica, aumento das frotas e outras mais. 

Entendemos o transtorno que é voltar pra casa e se deparar com um engarrafamento ainda mais demorado, mas acreditamos também que a aceitação silenciosa da precariedade do transporte público causa, e causará, transtornos ainda maiores. 

O ato, que foi agregando pessoas ao longo do percurso, foi uma mobilização pacífica, com apenas apitos, cartazes, palavras de ordem e carro de som. Conseguiu chegar ao seu destino e, lá, fora aplaudido e agregou ainda mais adeptos, pois a causa não é apenas dos estudantes, mas sim de todos que vivenciam diariamente a realidade precária do transporte público na cidade.

Compreendendo que esta não é uma causa meramente estudantil e a necessidade de se dar continuidade aos debates sobre o tema, fazemos um chamado a todos os interessados em participar do Fórum em Defesa do Transporte Público, que terá sua primeira plenária na quarta feira, dia 02 de Maio de 2012, às 17h30min.

Assinam este documento:

C.A. de Ciências Sociais; C.A. de Enfermagem; C.A. de Educação Física; C.A. de Geografia; C.A. de Serviço Social; Sintrajufe; CSP-Conlutas; ANEL; Coletivo Contraponto; Coletivo “Vamos à Luta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário