segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Viajem ao Município de Rosário visitando a Zona Rural


Saimos de Sâo Luís neste domingo logo cedo, a jornada sendo feita por Chico Barros, Bruna Martins. Cecílio e Raimundo Monteiro presidente do Diretório Estadual do PT.

Chegando ao Centro da Cidade de Rosário, já eramos aguardados por um grupo de senhoras que estão envolvidas na organização de uma manhã solidária a ser realizada no povoado São Benedito, onde serão distribuídos mais de 500 kits, de ajuda humanitária a população carente. Estes kits são compostos de vestuários, materiais de higiene pessoal, brinquedos e etc...

É importante frisar que esta atividade é desenvolvida há mais de vinte anos, sempre de forma volutária e através de doações recebidas em São Luís e sem a participação de nenhum político, devendo a deste ano ser realizada no sábado dia 03 de dezembro do corrente ano,

Concluida esta visita, nos deslocamos a câmara de vereadores de Rosário onde saudamos o Companheiro de UFMA Major Donjie que se encontrava juntamente com Dra. Irlahy e alguns colaboradores, envoltos no acolhimento dos convencionais e convidados, e acertando os preparativos finais para a realização da Convenção Municipal do PMDB de Rosário durante o domingo. 

Após cumprimentarmos o Paulo Donjie, iniciamos nossa jornada para a área dos assentamentos, objetivo maior de nossa ida a Rosário, após nos deslocarmos mais de dez quilômetros em caminhos de acessos, chegamos na gleba onde reside a mãe do Cecílio, uma senhora simpatica de 85 anos. 

Iniciamos de imediato nosso trabalho, conversando com as pessoas ali presente onde nos colocaram  a necessidade de terem construida a segunda ponte e a realização de raspagem e a colocação de piçarra na estrada,  se não for possivel em toda mas pelo menos nos pontos criticos,  do caminho de acesso que os liga com a rodovia principal. 

No periodo do inverno o referida caminho de acesso em alguns trechos fica praticamente cortado, falaram da inoperância do Prefeito de Rosário Sr. Bimba, e da decisão da população de agir através de um mutirão, onde irmanados fizeram a primeira ponte, apesar da comunidade local se sentir orgulhosa ela também admite que ainda tem restos a pagar da referida obra. Afirmam que ainda nao comecaram a segunda ponte, por ser a mesma maior e com necessidade de volume de aterro das cabeceiras bem mais alto. 

Com esta viajem passamos a ser testemunhas da precariedade do caminho de acesso, e sobretudo da dificuldade dos assentados em se deslocar nesta região, como garantir um escoamento de sua produção agricola?

Monteiro recebe uma ligacao de moradores de outro assentamento que sabendo de sua presenca na área pediram para falar com ele, aguardarmos algum tempo e eles chegaram de moto, dois representantes do assentamento São Benedito que em nome dos demais moradores traziam uma demanda a ser tratada com o companheiro Monteiro. Alegam que estão tendo suas roças destruídas sistematicamente por criações de porcos soltos e todas as tentativas de solução junto aos proprietários dos porcos não tem surtido efeito. Monteiro após ouvi-los, disse que a unica coisa a fazer então era ser criada uma comissão de assentados, pra virem durante a semana falar com a ouvidoria do INCRA em São Luís e juntamente com o Superintendente buscar uma solução pro problema.

Vale se ressaltar ainda que durante a visita ao local da Ponte que foi construída em regime de mutirão, surpreendeu-nos a qualidade do serviço ali realidade, pois não tem um centavo de recurso publico gasto na realização da referida obra, mas a qualidade da concretagem feita e indiscutível e o material utilizado de qualidade inquestionável. Presenciou-se também a vasta devastação das matas nativas, restqndo-nos como consolo a persistente beleza natural das margens do Rio Mearim. 

Com relação ao caminho de acesso, decidiu-se esperar a volta a normalidade na liberação de convênios de órgãos federais com associações, para se buscar um mecanismo de ajuda as comunidades já que as pessoas presentes foram unânimes em afirmar que se for enviado dinheiro para o Prefeito de Rosário (assinatura de convenio) o dinheiro sumirá e a obra não será feita. 

Finda reunião retornamos a São Luís, já no período da tarde.

NOTA: Devido a inexperiência com a máquina fotográfica utilizada na viajem, várias fotos se extraviaram, lamentavelmente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário